10 de jul. de 2023

4 comandos para restaurar o boot do Windows

Quando o sistema não carrega, dá aquele frio na espinha em muita gente: será que queimou? Perdi meus arquivos? 

Antes de qualquer coisa, mantenha a calma. O problema pode ser apenas no "arranque" da máquina, que dá o nome de boot. E tem 4 ferramentas, 4 comandos simples que podem ser a salvação do seu trabalho!




ATENÇÃO: Se você ainda não pensou em ter sempre cópias de seus arquivos e não correr risco de perda total, está se "candidatando" a tomar um baita susto e tomar um baita "preju"!

Com um HD externo você tem muito espaço para manter backups e estar preparado. Clique na imagem abaixo para conhecer uma ótima opção:

Veja também: 

Como desativar (DE VEZ) as atualizações automáticas do Windows 10

Como fazer para restaurar o boot do Windows?


Você vai precisar de um DVD de instalação do sistema, ou Pendrive, e configurar o seu computador para "arrancar" ou dar boot por ele, ao invés do HD, como é o padrão.

O caminho para fazer isso está na publicação Como recuperar o Windows que não inicia. Acompanhe lá e depois retorne aqui para continuarmos, ok?

Veja também: 

Onde usar os comandos?


Quando o seu computador iniciar pelo DVD ou pendrive de instalação, clique em Avançar na primeira janela que surgir (no exemplo, no Windows 10, porém se você usa o Windows 7, encontrará também opções semelhantes):



E a seguir, na opção Reparar o computador:



Agora, clique na opção Solução de problemas:



Prompt de Comando



Abrirá uma janela muito conhecida pelos mais antigos, do tempo do MS-DOS.

A seguir veremos os comandos. Note que apenas um deles pode restaurar o sistema. Você pode porém usar todos eles em sequência.

Veja também: Como transformar seu celular em webcam no Linux

1º Comando


Digite bootsect /nt60 all /force /mbr e pressione Enter. Este comando força o Registro Mestre de Inicialização, setor de inicialização que contém o código necessário para dar a "partida" no sistema.


2º Comando

Outro comando é o bootrec.exe /fixboot, para consertar, fix, fixar o boot. Comando para reparar problemas no "arranque" do sistema Windows.


3º Comando


Novamente o comando bootrec.exe /fixmbr, agora para reparar o MBR, o mesmo Registro Mestre de Inicialização do 1º comando.




Aqui você pode na sequência digitar mais outros dois comandos: bootrec.exe /ScanOs e bootrec.exe /rebuildBcd.


Depois disso, reinicie a máquina normalmente, removendo o DVD ou pendrive que você usou.



4º Comando


Finalmente, se todos os outros falharem, volte à tela de prompt e digite bcdboot c:\windows (na imagem abaixo está digitada a última letra errada - é BCDBOOT e não BOOK), (comando que serve para recriar os arquivos da partição do sistema, quando acontece dela corromper e, como é de se imaginar, o sistema não roda. Se der alguma mensagem de erro, tente d:\windows, pois o seu sistema pode estar na unidade D.



É só isso. Reinicie e confira. Com estes comandos, já consegui "salvar" computadores que estavam reiniciando direto, sem nem aparecer o logo do Windows.


Confira os produtos na minha loja na Shopee aqui:

Você vai se SURPREENDER com o Som dessa caixa!! CLIQUE nela para saber mais!

Nenhum comentário: