17 de set. de 2022

Você já percebeu isso?

Em nossos bate-papos notamos muito do comportamento um dos outros. Veja se você identifica esse comportamento, tanto nos outros quanto em você mesmo.



Um amigo te faz uma pergunta, no trabalho, pede uma informação, porém logo que a faz, volta a olhar para a tela do celular ou do computador e mal ouve sua resposta, isso quando já na pergunta não tira os olhos da tela.

O saudoso professor Pierluigi Piazzi chamava a atenção do poder das telas em nos distrair. Tanto a televisão quanto computadores e celulares, de modo especial comprometendo o desempenho nos estudos.

O que cada um de nós pode notar é isso: atenção dividida não funciona. Você já notou o incômodo que é uma roda de pessoas numa mesa, cada uma de olho no seu smartphone. Ali cada uma parece um circuito fechado, isolado um do outro.

Professor Pierluigi percebia nas salas de aulas o "efeito TV", de você se acostumar a ter sempre um burburinho de fundo em qualquer ambiente, como bares, lanchonetes, consultórios, sempre com a televisão ligada, normalmente ignorada, e isso refletia na sala de aula, onde a voz do professor era a TV ignorada pelos alunos.

Você deve ter percebido o quanto te atrai os conteúdos nesses aparelhos. E a geração dos vídeos curtos faz a atenção mudar a cada 15 segundos. Quem para para ouvir alguém falar durante 2 minutos, sem fazer um grande esforço?

Além disso, querer falar mais e ouvir menos é a tendência comum de cada um. Faz partes das falhas de caráter da nossa condição e que exigem esforço para corrigir, mas aqui apenas lanço a questão da desatenção nossa do dia a dia, para reflexão, pois sem dúvida você já percebeu isso, certo?

Nenhum comentário: