11 de fev. de 2019

Como guardar arquivos na nuvem do OneDrive

Se você já passou pela experiência de perder documentos, planilhas e fotos, veja como guardar na nuvem e ter sempre uma cópia atualizada e disponível, usando o OneDrive...

No OneDrive você pode guardar até 5 gb de arquivos (ou 5000 mb) no plano gratuito. Se você já tem conta na Microsoft, basta entrar com seus dados; senão, selecione a opção Crie uma! na página de acesso ou, se preferir, deixe para criar após a instalação do programa na sua máquina.


Instalação no PC / notebook para cópia sincronizada


Quando logado no navegador

Se você entrou através do seu navegador de internet, para fazer o download do arquivo de instalação, selecione a opção Desktop - nas abas superiores da página:

como-guardar-arquivos-na-nuvem-do-onedrive

Selecione Set up now para transferir para a sua máquina o arquivo de instalação do OneDrive:


como-guardar-arquivos-na-nuvem-do-onedrive

O arquivo de instalação é transferido para a pasta downloads do seu PC, porém, de acordo com seu navegador, você pode abrir diretamente:
  • No Google Chrome - o arquivo é exibido no canto esquerdo inferior;
  • Mozilla Firefox - Parte superior direita - seta para cima;
  • Internet Explorer - Abrirá uma janela "Deseja executar ou salvar este arquivo?" - escolha Executar para iniciar a instalação assim que terminar o download;
Aguarde até abrir a janela Configurar o OneDrive, que veremos mais adiante...

Direto da página inicial do OneDrive

Na página inicial do OneDrive, selecione Baixar dentre as opções no menu do topo da página à esquerda:


como-guardar-arquivos-na-nuvem-do-onedrive


Login da instalação e configuração


Ao abrir o arquivo de instalação após o download, você deverá digitar os dados da sua conta para configurar o programa, dando acesso a uma pasta de sua escolha para fazer a cópia sincronizada.


como-guardar-arquivos-na-nuvem-do-onedrive

Após o login você poderá escolher onde ficará a pasta do OneDrive - para guardar os arquivos juntamente no seu equipamento e no servidor da Microsoft. Por padrão o programa cria dentro da pasta do Usuário. Altere se preferir, selecionando Alterar local:


como-guardar-arquivos-na-nuvem-do-onedrive

O local padrão você só terá acesso explorando os arquivos da sua máquina, onde estará o ícone na lista. Porém, ao selecionar Alterar local, você pode mudar para a Área de Trabalho por exemplo:


como-guardar-arquivos-na-nuvem-do-onedrive

Ao clicar em Avançar, a próxima janela dá a opção de copiar tudo que estiver nas pastas da sua conta do OneDrive no seu computador. 


como-guardar-arquivos-na-nuvem-do-onedrive

É interessante deixar selecionado, pois quando você precisar acessar sua conta em outro equipamento através do navegador internet, e alterar arquivos ou pastas, quando você acessar o seu computador novamente, o programa atualiza suas modificações.


Configurações adicionais


Até aqui, o principal está pronto. Você tem configurada a pasta no seu computador e todos os arquivos que colocar ou alterar ali, serão sincronizados na nuvem ou servidor de arquivos da Microsoft. 

Porém, se você quiser alterar as configurações e explorar outros recursos, clique no ícone em forma de nuvem do programa, na barra de tarefas, próximo ao relógio do sistema, em seguida na opção ...Mais e Configurações:


como-guardar-arquivos-na-nuvem-do-onedrive

Na aba Conta você adiciona, escolhe pastas ou pode Desvincular o computador, caso queira parar de sincronizar arquivos e Obter mais armazenamento para contratar mais espaço (Planos pagos):


como-guardar-arquivos-na-nuvem-do-onedrive

Na aba Salvamento Automático tem algumas configurações interessantes se você quiser copiar automaticamente fotos e vídeos de câmeras, telefone ou outros dispositivos que você conectar. 

Por padrão é preciso manualmente passar os arquivos para a pasta do OneDrive. 


como-guardar-arquivos-na-nuvem-do-onedrive


Se você selecionar Atualizar pastas, pode escolher fazer a cópia automática em outras pastas do seu computador, como Documentos, Imagens e Área de Trabalho (esta última com restrições). Atente apenas para o espaço disponível, lembrando que você tem 5 gb no plano gratuito:


como-guardar-arquivos-na-nuvem-do-onedrive


A primeira aba - Configurações - é para programar o aplicativo para iniciar automaticamente com o sistema, pausar sincronização, selecionar quais notificações você quer receber...

A Rede permite limitar a taxa de carregamento (ou upload) e de download;

Office serve se você usa a versão 2016 do pacote de escritório da Microsoft, e quiser que todos os trabalhos feitos sejam automaticamente copiados na nuvem, e possam ser compartilhados;


como-guardar-arquivos-na-nuvem-do-onedrive


Conclusão


Previna-se enfim de sofrer perdas inesperadas de seus arquivos. Noutro artigo do blog você pode conferir outro serviço de nuvem, o Dropbox, que oferece 2 gb gratuitos.


Deixe seu comentário - dúvidas, sugestões, críticas... e compartilhe...