9 de ago. de 2022

Conhecimento não ocupa (muito) espaço!

Quem não ouviu alguém falar esta frase?
Seu pai, mãe, avô, avó; um tio talvez.



Clique em ➤ abaixo para versão em áudio



Qual é o tamanho do cérebro?


O professor Pierluigi Piazzi pediu aos seus alunos de informática calcularem, comparando a capacidade do cérebro humano com o poder de processamento dos computadores. Chegaram a conclusão: 15.000 computadores de última geração operando em conjunto. Tudo isso aí, dentro da sua “caixola”. Um DataCenter dentro de 1 litro e meio aí no seu cérebro.


Mais ainda: para esgotar toda esta capacidade, você levaria 400 anos, estudando 10 horas por dia, todos os dias de sua vida. 400 anos!
O professor brincava afirmando ser esta a prova de que todo mundo, no fundo, é um gênio. Alguns beeem no fundo!



Espaço há, mas se você não quiser ocupar


E quando você ouve outras frases, como “eu não tenho cabeça para isso!”; “isso não dá para mim!” ou “é muita coisa para minha cabeça!”? Conhecimento pode não ocupar espaço, eu porém posso deixar muito espaço desocupado, de onde vem a expressão “cabeça vazia”. Não é que não cabe. Eu sou quem se recusa a abrir as portas e encher as salas.

Tecnologia da Informação é um exemplo. Quantas vezes ouvi mais outra pérola - “ai, não entendo nada de computador!”. Geralmente a criatura entende sim, mas o mínimo para o seu dia a dia. Porém, saiu um pouco da rotina, quem não “entende nada” fica sem fazer nada mesmo.



Conhecimento ocupa (pouco) espaço


Nesta situação, algo que bastaria 5 minutos de atenção para aprender, você prefere pedir para alguém que manja da coisa, o “cara da informática” resolver. Muitas vezes, basta ter a disposição de ler o velho manual para resolver (e quantos não vão para o lixo junto com a caixa do produto). Em 15.000 computadores, de última geração, espaço não falta. Só depende de querer aproveitar.


Para ocupar um pouco mais este espaço, confira Dicas de informática para concursos

Nenhum comentário: