7 de out. de 2019

Tecnologia como instrumento ou finalidade na vida?

A tecnologia serve como instrumento para você, ou ela é a finalidade de sua vida?

Tecnologia da informação deveria ser instrumento em nossas mãos, na prática. Mas muitas vezes você vê a coisa ao contrário. Eu e você e pessoas próximas ou não. Veja um exemplo...

Clique em ➤ abaixo para versão em áudio

No dia 4/08/2019 a adolescente inglesa Dorothy quase pôs fogo na cozinha, quando preparava o jantar, porque estava distraída interagindo numa rede social, no seu celular.

O portal tecmundo publicou a notícia no dia 15 daquele mês (agosto). 


Uma vida na rede social ou para a rede social?


O descuido da menina e o perigo que correu não é considerado o mais grave na notícia, por incrível que pareça. Pelo texto você nota: é a atitude da mãe para corrigir a filha que é considerada muito grave!

A mãe simplesmente tomou o aparelho da filha, uma vez que esta estava usando e abusando. A menina estava colocando em risco sua própria vida e de todos na casa. O que é mais importante nesta situação?

No entanto, pelo título da notícia você vê o que parece ser mais importante: "Com o celular confiscado, garota usa geladeira para postar no Twitter". 

Confiscado... Pode dar a entender a muitos ter sido roubado ou tomado à força. Lembra alguns casos de corrupção, onde os bens do sujeito foi confiscado? Confiscar é de fato tomar à força, porém para punir um delito. O título da notícia dá a entender que a garota sofreu uma injustiça.

Quem é mãe pode dizer melhor: como você reagiria? Acha a atitude da mãe um absurdo, ou quem sabe até fraca, pois além de tirar celular a filha merecia umas boas palmadas? Para uma mãe "clássica" pelo menos, deve ser mais que natural. O ECA junto ao Conselho Tutelar deve assustar muito, quando se fala de "palmadas".

A questão é: um caso assim é de uma vida na rede social ou para a rede social? A rede social é instrumento ou finalidade na vida? 

A postagem feita pela geladeira, reclamando da atitude da própria mãe, acabou "viralizando" e promovendo uma campanha para que a mãe devolvesse o celular e outros aparelhos. Só uma mãe "clássica" percebe algo estranho nisto tudo?

Sistema corrompido?


Sistema corrompido num computador é um dos causadores de travamento, tela azul da "morte" e até perda de arquivos (causa de choro em muitos casos). Mais importante: o problema geralmente acontece por mal uso ou infecção de vírus.

Como ter seus arquivos sempre disponíveis e seguros? - saiba como prevenir perda de arquivos;

Mas você pode ter entendido que O Sistema, ou a sociedade está corrompida. E isso é bem comum. Pelo menos todos ou quase todos estamos percebendo algo errado acontecendo. 

A sociedade é muito mais complexa que um computador, mas o mal uso e infecção de vírus está nela de alguma forma também. No caso Dorothy você vê um exemplo de mal uso do celular e campanha "viralizada" contra quem estava apenas cumprindo seu papel de mãe.

Sistema corrompido no computador se resolve formatando. Já a sociedade, o máximo que eu e você podemos fazer é o que está ao alcance de cada um. E no uso da tecnologia, responder à pergunta: ela é instrumento ou finalidade na minha vida?

Formatar Windows 7 mantendo arquivos - aprenda a formatar você mesmo.

Nenhum comentário: