13 de fev. de 2020

A "Tecnologia" do sono - entendendo e dormindo melhor

Quem não gostaria de ter melhor disposição de manhã, levantar bem disposto e render melhor ao longo do dia?

Parece mais uma "dica de saúde", nada a ver com o assunto de tecnologia?

Pense comigo: de que adianta ter o melhor da tecnologia, se você não entende bem a "tecnologia" que é você mesmo? Estamos realmente "ligados" no quanto uma boa noite de sono é importante? 


Noite de sono

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Está tudo conectado


A nossa "tecnologia" tem muitas conexões interferindo no nosso funcionamento. Bem mais complexas que as de um computador, como é de se imaginar. Isso você já deve saber.

Sabemos de muitas coisas, através de nossos computadores e celulares conectados na grande rede. Mas eu esqueço, você esquece, nós esquecemos. Esquecer é humano.

Já ouvimos que a qualidade da alimentação (ou a falta dela) interfere no sono; exercícios interferem, além do ambiente, luz, som... Mas é apenas mais uma informação misturada entre outras tantas, não é? 

Está tudo conectado. Tudo isso tem a ver com ter uma boa noite de sono ou não. Só não tem como pressionar Ctrl + S num teclado e salvar no cérebro, e depois agendar para todo o dia receber uma Notificação.

Neste caso, o recurso mais eficiente para você pode ser a tradicional anotação num bloco, num pedaço de papel. 

Inclusive porque o nosso cérebro grava melhor quando fazemos o esforço de anotar comparando com uma digitação e menos ainda, um som de notificação no celular. 

Leia a mais a respeito neste link.


Modo noturno no celular


Se você dorme acompanhado do seu celular, pode ter descoberto o modo noturno, mais uma das várias funções acumulados nesta tecnologia. 

Porém já saiu matéria na Veja mostrando que a função não ajuda você a "pegar no sono".

Basicamente, as células oculares responsáveis pela detecção das cores enviam sinais biológicos para o cérebro para dizer se é dia ou noite e baseiam-se no tipo de luz recebida para enviar essa informação. Portanto, uma tela brilhante, independente da cor, passa a mensagem de que ainda é dia, fazendo com que você não se sinta sonolento.

A "tecnologia" do sono na prática


Sejamos bem práticos: quer dormir bem? Então "informe" o seu cérebro que tá na hora de dormir eliminando todas as luzes (inclusive de leds de aparelhos como TV, rádio, receptores TV por assinatura, etc.

O velho conselho de não dormir "com a barriga cheia" não é coisa do tempo da vovó. Nós não "funcionamos" diferente de nossos antepassados. 

O Dr. Ítalo Marsili mostrou, por exemplo, 7 alimentos que podem atrapalhar você: 

  1. sal;
  2. açúcar;
  3. soja;
  4. leite e derivados;
  5. amendoim (em caso de alergia);
  6. trigo (farinha branca, bolo, sorvete, biscoito, pão, macarrão, milho);
  7. ovos (para quem tem alergia);


O principal é lembrar sempre destas informações. Esse seria o modo humano de "desligar" e ligar no "carregador" para restaurar 100% da energia. 



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