9 de dez. de 2018

Como imprimir em formato de livro no LibreOffice

Você quer economizar em suas impressões? 
Quem não quer? 
Imprima em formato de livro. Gasta menos papel e ainda fica uma impressão mais organizada e bem acabada!
Veja como fazer isso no programa gratuito LibreOffice.


como-imprimir-em-formato-de-livro-no
1-Exemplo de impressão formato livro
Este recurso serve para impressora jato de tinta, impressora mais simples e popular, de uso doméstico, usando papel tamanho A4

Imprimindo da forma que você verá a seguir, você economiza imprimindo 4 páginas por folha.

Para a impressão em formato de livro, o LibreOffice é o programa que oferece uma solução mais simples, comparado com o Word da Microsoft. 

Outra vantagem do LibreOffice: ele é compatível com os arquivos .doc ou .docx que é o usado no velho Word. Assim é possível abrir no LibreOffice um trabalho pronto, feito no Word, e imprimir. 


Para saber como instalar o programa, clique neste link: Instalação do LibreOffice

Configurando o programa:


Com o arquivo de documento que você deseja imprimir aberto no LibreOffice, antes de qualquer coisa você deve formatar a página

Usar margens reduzidas ajuda na economia, mas tem um limite. Margem pequena demais começa a cortar linhas do texto quando imprime. 

Para evitar isso, é só você configurar o Estilo de página: Estilo padrão, do menu Formatar - Página:

como-imprimir-em-formato-de-livro-no
Formatar página - acesso-menu
A linha vermelha na figura 3 abaixo destaca as medidas da margem. As medidas da esquerda e direita são mais importantes. O truque para evitar cortes é reduzir na esquerda e aumentar na direita. No exemplo está 1,50 cm para a esquerda e 2,50 para a direita. Em cima e em baixo, 1,50 cm.


como-imprimir-em-formato-de-livro-no
Janela Estilo de página
Agora sim, para imprimir, primeiro passo: selecione a opção Imprimir pelo menu Arquivo (fig. 4), para configurar a forma de impressão:


como-imprimir-em-formato-de-livro-no
Menu Arquivo - Imprimir
Na janela Imprimir (fig. 5), selecione a aba Layout da página (destaque linha vermelha), marcar em seguida a seleção Brochura (destaque seta vermelha) e logo abaixo em Incluir, clique na seta ao lado de Todas as páginas e escolha Frente / páginas direitas. Clique em OK para iniciar a impressão.


como-imprimir-em-formato-de-livro-no
Janela Imprimir


Para imprimir corretamente frente e verso:


Terminando a impressão, coloque as folhas impressas novamente na bandeja da sua impressora, na mesma posição em que foram impressas (fig. 6) para imprimir o verso:


como-imprimir-em-formato-de-livro-no
Folhas recolocadas para impressão do verso.

Detalhe importante na hora que você coloca as folhas para imprimir o verso: procure deixar uma boa quantidade de folhas na bandeja, mesmo se você só precisar de duas. Isso evita da impressora "puxar" duas folhas de uma vez, estragando o trabalho. 

Outro "macete" é colocar os papéis como que em "escada": papéis mais para dentro da bandeja de cima para baixo. Veja se tem papel amassado ou colando também. Para garantir, um último recurso é firmar o papel abaixo do que será impresso, conforme fig. 7 abaixo:


como-imprimir-em-formato-de-livro-no
Firmando o papel para impressão do verso
Tomadas as precauções, volte ao programa, vá no menu Arquivo - Imprimir; selecione a aba Layout da página

Basta então mudar a opção Incluir para Verso / páginas esquerdas


como-imprimir-em-formato-de-livro-no
Opção Verso/páginas esquerdas
Em seguida, vá para a aba Geral e selecione a caixa Imprimir na ordem inversa das páginas (isso faz as páginas saírem na ordem das folhas colocadas na bandeja de impressão):


como-imprimir-em-formato-de-livro-no
Imprimir na ordem inversa.
Por fim, tudo configurado, dê o "OK" para imprimir. Quando terminar, bastará dobrar as folhas ao meio e, se você quiser, grampear ou mesmo colar nas dobras. As páginas estarão na ordem.


como-imprimir-em-formato-de-livro-no
Resultado da impressão

Assista em vídeo:



Se o aquivo que você quer imprimir está em PDF, veja como imprimir da mesma forma no artigo Como imprimir PDF em formato de livro.

Para você que é concurseiro, pode pegar suas apostilas em PDF e imprimir com esta dicaMenos papel, mais organização e mais rendimento nos seus estudos. Indico o Kit de Aprovação Guarda Municipal de Belo Horizonte para você está se preparando. E bons estudos!