29 de set. de 2018

Java Desktop - Cadastro de logins

Após criar uma janela de Login para acessar o sistema mediante nome e senha, podemos criar um formulário para cadastrar novos logins, ou novos usuários que podem acessar o sistema. 

Isso quer dizer criar um novo formulário, seguindo os mesmos passos da série Java Desktop - Cadastro CRUD: criar uma classe no pacote bean; implementar a interface Dao na classe LoginDao, do pacote dao; LoginCT no pacote controle e criar a classe JFrame para o formulário. 

Finalmente, para abrir o formulário de Login, acrescentar um botão no JFrame FormCliente.


java-desktop-cadastro-de-logins


Classe Bean Login

No pacote bean, precisamos da classe onde estarão os atributos e métodos assessores. Na publicação Java Desktop, Cadastro CRUD 2 - MVC está, passo a passo, a criação dos pacotes e parte das classes.

Da mesma forma vista na classe Cliente no pacote bean, crie os atributos privados que corresponde às colunas da tabela Login no banco de dados: id, operador, nome e senha:


Interface DAO na classe LoginDAO

Abra a classe LoginDao criada na publicação anterior. 

Como feito na classe ClienteDao, implemente a interface Dao, como no destaque em vermelho no código abaixo. Veja mais detalhes nesta publicação, onde está o código de ClienteDao com comentários em cada método da interface Dao.



LoginCT no pacote controle

Novamente, esta classe tem o mesmo funcionamento da classe ClienteCT, vista em detalhes na última parte da série Java Desktop, Cadastro CRUD

Crie agora uma nova classe no pacote controle - LoginCT.

É a classe que "chama" os métodos de LoginDao, atribuindo o resultado destes a um objeto Login (classe do pacote bean, destacada em azul no código abaixo).


Formulário JFrame de Login

Todos os códigos aqui podem ser simplesmente copiados e colados em suas classes respectivas. Porém, recomendo para fins didáticos a digitação linha a linha.

Com mais o código abaixo o formulário estará completo e funcionando, podendo criar novos usuários com nome e senha para acessar o sistema, excluir, alterar ou consultar na pesquisa.

Em Java Desktop, Cadastro CRUD - 5: JFrame, neste link, está detalhado a criação da classe FormCliente. A lógica é a mesma, apenas alterando o nome dos campos e classes.

Criei com o nome LoginNovo, porém pode criar com outro nome se preferir.



Para uma formação completa na linguagem Java, clique na imagem abaixo 👇👇. Aprenda on-line a programar Java Web!