22 de set de 2018

Java Desktop - Login de acesso

Retomando o projeto de Cadastro de Clientes, podemos aprimorar criando uma tela de Login.


Para implementar este recurso, é necessário ter o projeto pronto, da série Java Desktop - Cadastro CRUD desde blog. Confira neste link.

São três alterações: criar uma tabela no banco de dados, a classe Dao para o cadastro de novos acessos, criar uma classe JFrame para a tela/janela de Login e alterar a classe Principal, que é a classe main.

java-desktop-login-de-acesso


Tabela Login no Banco de Dados


Adicione uma nova tabela à base de dados cadastrocliente criada - veja nesta publicação para recordar se precisar.



java-desktop-login-de-acesso

Na opção de coluna, coloque para adicionar 4 colunas: a coluna do id - chave primária, operador (O nome da pessoa que irá acessar - para facilitar a identificação), nome e senha (os três campos tipo VARCHAR).


java-desktop-login-de-acesso
Lembrando de salvar a tabela clicando no botão Guardar no canto inferior direito.


Classe LoginDAO


Para fazer a validação do nome e senha precisamos criar a classe Dao, que fará a conexão com o banco, verificando os dados dos campos nome e senha, comparando com os dados digitados na janela de Login.

Crie a classe dentro do pacote dao, mantendo o padrão MVC, da mesma forma feita na parte 4 da série de publicações Java Desktop, Cadastro CRUD, neste link

java-desktop-login-de-acesso

Para manter um padrão de nomenclatura, nomeie a classe como LoginDao.


java-desktop-login-de-acesso

A validação será feita com um método booleano - que retorna true ou false, verdadeiro ou falso, método que é executado ao clicar no botão Entrar da janela de Login, comparando os dados digitados nos campos nome e senha com os campos respectivos na tabela Login do banco de dados

Confira o código abaixo com os comentários:


Classe JFrame - Tela de Login


Crie a classe JFrame no pacote view - reveja esta publicação para mais detalhes. Pronta a classe Dao, fechamos o login de acesso criando a janela onde os dados são digitados e, chamando o método acessoLogin da Dao, fazendo a validação. Lembrando que a classe JFrame está detalhada na publicação Java Desktop, Cadastro CRUD -5, neste link.

java-desktop-login-de-acesso

Para o formulário de Login, nomeei como LoginCadastro. Pode ser FormLogin ou como preferir.


java-desktop-login-de-acesso

O código deverá ficar como na sequência abaixo. Acompanhe os comentários nas rotinas de validação dos dados dos campos nome e senha, quando pressionado Enter no teclado após digitar a senha, quando clicar no botão Entrar ou pressionar a tecla Enter, quando o foco de tabulação ou seleção estiver no botão Entrar:



A rotina de validação presente no código fica no método actionPerformed, que pode ser criado no windowsbuilder, pressionando o botão direito do mouse no campo de texto ou botão da janela. Também pode ser feito como visto na parte final da sequência de publicações Java Desktop - Cadastro CRUD, implementando Action Listener e, manualmente, inserindo os códigos de validação no método actionPerformed, se preferir:


java-desktop-login-de-acesso


A imagem da chave é ilustrativa. Você pode colocar a imagem que preferir, com o porém de que as dimensões da mesma deve ser de 128 x 128 pixels. Coloque a imagem de sua preferência na pasta img do projeto, copiando e colando - veja o título 2 desta publicação. Caso a nova imagem não esteja aparecendo no projeto, tente a opção Refresh com o botão direito sobre a pasta img:


java-desktop-login-de-acesso

Caso o recurso Refresh não funcione, simplesmente copie e cole a imagem na pasta img, dentro do Eclipse, como na imagem acima.

Classe Principal

Finalizando, para o sistema pedir login de acesso ele deve iniciar "chamando" a janela de Login. A classe Principal, a classe com o método main, originalmente inicia direto o formulário de cadastro de clientes, FormCliente. No seu projeto deve estar assim:

java-desktop-login-de-acesso

Basta então alterar para que o sistema "chame" a janela de Login, ou seja, a classe LoginCadastro.

java-desktop-login-de-acesso

Em seguida, pode excluir o import de FormCliente, que não terá mais utilidade.

Testando o Sistema

Até aqui, a criação de usuários só pode ser feita pelo banco de dados, ou seja, pelo phpMyAdmin.

Para testar, crie um novo usuário selecionando a tabela login e a aba Insere no phpMyAdmin, clicando em Executar para salvar os dados:


java-desktop-login-de-acesso

Execute o sistema no Eclipse clicando na seta verde na barra de ferramentas superior, ou pelo menu Run (com a classe Principal selecionada). Na imagem abaixo, um exemplo de quando os dados de login estão corretos:


java-desktop-login-de-acesso

Para conferir quando é digitado um nome ou senha inválidos, veja se aparece a Mensagem de erro JOptionPane do código, como na imagem abaixo:


java-desktop-login-de-acesso

Na próxima publicação veremos outro aprimoramento, para poder inserir novos acessos ao sistema, dentro do próprio sistema, ao invés de inserir direto pelo gerenciador de banco de dados phpMyAdmin.

Para uma formação completa na linguagem Java, clique na imagem abaixo 👇👇. Aprenda on-line a programar Java Web!