24 de jan. de 2019

5 recursos para aproveitar melhor o Facebook

Você pode aproveitar melhor sua rede social, usando recursos que ajudam a organizar, publicar conteúdos diferenciados, melhor controle do chat Messenger e feed de notícias. Confira:

1-Salve publicações do Facebook para ver mais tarde:

Com a grande quantidade de conteúdo que vemos ao abrir o face, mesmo no seu tempo livre, acontece de ter algo interessante mas que não dá para ver na hora, ou que vale a pena ver de novo. Um vídeo interessante mas longo, quando o tempo é curto ou surge uma urgência no meio; algum texto longo, imagem, link ou qualquer conteúdo publicado.


No Facebook há um recurso interessante, que fica um pouco escondido, onde é possível salvar no seu perfil a publicação em questão, de modo que noutro momento, com mais tempo, você possa ver.

5-recursos-para-aproveitar-melhor-o
1-Salvar publicação-Facebook
Na primeira figura temos, indicado pela seta, onde devemos clicar para abrir as opções. É semelhante à um sinal de maior - > - virada a ponta para baixo. Entre outras opções está lá a de Salvar.


5-recursos-para-aproveitar-melhor-o
2-Local para abrir o conteúdo salvo

Quando quiser ver o que está salvo basta, na Página Inicial do face, selecionar Salvos no menu à esquerda, abrindo assim a relação de tudo que ficou salvo.

2-Publique animações em GIFs:

Os GIFs darão "vida" às suas fotos. As suas publicações poder ser mais divertidas e criativas. Quanto mais imaginação melhor. 


Uma das formas mais simples de criar animações GIFs é através do Google Fotos, onde você pode escolher uma sequência de suas fotos e criar a animação sem complicação. Veja como neste link.

O único porém é que não basta mandar o arquivo GIF direto. É preciso mandar um URL de outro site, como o Giphy. Você pode cadastrar neste site com a sua conta do Facebook.


5-recursos-para-aproveitar-melhor-o
3-Site do Giphy
Uma vez logado, envie o arquivo GIF pelo botão Upload:


5-recursos-para-aproveitar-melhor-o
4-Upload no Giphy
O arquivo pode ser enviado arrastando ou explorando as pastas do seu computador, clicando em Browse:


5-recursos-para-aproveitar-melhor-o
5-Enviando GIF para o Giphy
Ao escolher o arquivo ou arrastar, aparecerá uma tela onde você poderá colocar tags relacionadas ou um URL (opcional), escolher se a imagem GIF será pública (PUBLIC) ou privada (PRIVATE). Finalmente clique em Upload GIFS para completar o envio:


5-recursos-para-aproveitar-melhor-o
6-Upload GIFS
Você verá a animação GIF e abaixo verá a aba SHARE (compartilhar). Aí finalmente o seu arquivo pode ser enviado para o Facebook pelo ícone:


5-recursos-para-aproveitar-melhor-o
7-Compartilhando o GIF
Abrirá uma janela para compartilhar no Facebook. O GIF aparecerá animado. Por enquanto, mandar o arquivo direto dá no mesmo que mandar uma foto normal.


5-recursos-para-aproveitar-melhor-o
8-Publicando no Facebook

3-Assuma o controle do chat/bate-papo:



5-recursos-para-aproveitar-melhor-o
9-Configurações de bate-papo do Facebook
O chat ou bate-papo tem uma série de ajustes simples e funcionais, como desativar sons, Emoji (símbolos para expressar emoções), bloqueios, desativar o chat, fechar guias, ocultar a barra, grupos, videochamadas, jogos ou novidades dos amigos. 

Desativar o bate-papo por exemplo serve para ocultar sua "presença", visto que o bate-papo ativado mostra você on-line para os amigos. Configurações de bloqueio é só mais uma forma de acessar, além do menu principal na parte superior à direita - a seta para baixo; já as configurações avançadas dá algumas opções interessantes, como desativar o bate-papo somente para alguns amigos ou para todos com exceções à sua escolha:


5-recursos-para-aproveitar-melhor-o
10-Configurações avançadas de bate-papo
Há uma opção repetida - Collapse all chat tabs - que faz a mesma coisa que a opção logo abaixo - fechar todas as guias de bate-papo.


4-Personalize seu Feed de notícias:



Você pode escolher de quem você quer saber as novidades primeiro, ao entrar no Facebook, personalizando o seu Feed de notícias. Particularmente considero um ótimo recurso para evitar distrações. 

Com tantas novidades embaralhadas é fácil dispersar e perder o foco. Se o seu objetivo ao entrar na rede social é saber novidades de alguém da sua família principalmente, você pode priorizar esta pessoa. 

Por outro lado, também é possível deixar de seguir pessoas, ou seja, deixar de acompanhar suas publicações, o que considero outra maneira de evitar dispersão. É possível voltar a seguir mais tarde caso interesse.
Por fim, a rede social sugere Páginas de acordo com seus interesses.
Confira abaixo as opções na imagem:


5-recursos-para-aproveitar-melhor-o
11-Personalizar feed de notícias
Para acessar o recurso, clique na seta para baixo "V" de acesso indicada na imagem abaixo e escolha a opção Preferências do feed de notícias:


5-recursos-para-aproveitar-melhor-o
12-Opção de Preferências do Feed
A primeira opção listará de acordo com o menu, em inglês: All - mostra seus amigos e páginas curtidas; Friends only - apenas amigos; Pages only - apenas páginas e People you see first - pessoas que você vê primeiro. 

Vai então da necessidade de cada um, se interessa ver primeiro as novidades de alguém ou de uma página. Você seleciona pela foto e nome da pessoa ou imagem da página.


5-recursos-para-aproveitar-melhor-o
13-Priorize quem ver primeiro
A segunda opção é semelhante o funcionamento, com a diferença de ter a opção de listar grupos no menu - Groups only. Você seleciona quais pessoas ou grupos não deseja seguir, de modo que as publicações destas não aparecerão na sua página inicial. Se quiser ver neste caso, terá de abrir o perfil da pessoa ou grupo e ver o seu mural:


5-recursos-para-aproveitar-melhor-o
14-Deixe de seguir pessoas para ocultar as publicações
A terceira é para fazer ao contrário da segunda, conectando-se novamente às pessoas ou grupos que você deixou de seguir. Aqui lista somente as pessoas ou grupos "desconectados". O menu filtra da mesma forma que a segunda opção:


5-recursos-para-aproveitar-melhor-o
15-Conecte-se novamente com as pessoas que você deixou de seguir
Em seguida tem as sugestões de página de acordo com suas preferências e Ver mais opções lista Aplicativos ocultados no seu Feed de notícias, caso haja algum.

5-Escolha quem pode interagir com você:


5-recursos-para-aproveitar-melhor-o
16-Configurações de privacidade
Escolha quem pode ver suas publicações, entrar em contato com você nas configurações de privacidade. Por padrão a "porta fica aberta" para todo mundo. Se quiser que apenas se relacionar com seus amigos você precisará dar uma olhada nestas opções. 

Quem pode ver suas publicações futuras? O Público? Amigos? Amigos de amigos? Amigos, exceto conhecidos? Somente você? De listas que você criou?


5-recursos-para-aproveitar-melhor-o
17-Quem pode ver suas publicações
É possível limitar o público de publicações antigas, com esta observação do Facebook:

Se você usar essa ferramenta, o conteúdo compartilhado com amigos de amigos ou Público na sua linha do tempo será alterado para Amigos. Lembrete: as pessoas que estão marcadas e os amigos delas também poderão ver essas publicações.Você também tem a opção de alterar individualmente o público de suas publicações. Vá para a publicação que deseja alterar e selecione um público diferente.

5-recursos-para-aproveitar-melhor-o
18-Limite o público para publicações antigas

Quem pode lhe enviar solicitações de amizade? Se estiver em busca de novas amizades é só "deixar aberta a porteira". Senão, apenas amigos de amigos.


5-recursos-para-aproveitar-melhor-o
19-Quem pode lhe enviar solicitações de amizade
O e-mail é uma das melhores formas de encontrar amigos no Facebook. Escolha na próxima opção se todos, amigos ou amigos de amigos podem te encontrar desta forma:


5-recursos-para-aproveitar-melhor-o
20-Quem pode procurar por você usando o endereço de e-mail fornecido

Por outro lado, o número de telefone é outro modo muito bom de achar, como no fenômeno Whatsapp. As opções são as mesmas para localizar por e-mail:


5-recursos-para-aproveitar-melhor-o
21-Quem pode procurar por você usando o numero de telefone fornecido
Por último, se você só quiser ser encontrado dentro do Facebook, desmarque a caixa de seleção que permite aos mecanismos de busca fora da rede social vincularem ao seu perfil, com a seguinte observação:


  • Quando esta configuração está ativada, os mecanismos de busca podem vincular seu perfil aos resultados.Quando esta configuração está desativada, os mecanismos de busca param de vincular ao seu perfil, mas isso pode levar algum tempo. Seu perfil ainda poderá ser encontrado no Facebook se as pessoas procurarem seu nome.
5-recursos-para-aproveitar-melhor-o
22-Mecanismo de busca fora do Facebook
Para terminar, vale lembrar uma opção muito simples que muitos esquecem, ficando expostos, por mais que tenham "se fechado" nas configurações de privacidade: Sair quando terminar de usar. Quando em um computador público principalmente, esse pequeno esquecimento equivale a sair de casa e deixar a porta aberta.


5-recursos-para-aproveitar-melhor-o
23-Lembre de fechar a porta ao sair!

Deixe seu comentário - dúvidas, sugestões, críticas... e compartilhe...