25 de jan. de 2019

4 recursos do Whatsapp que você deve conhecer e usar

Quer aproveitar melhor a rede social mais popular no Brasil? Descubra a seguir como controlar avisos de mensagem lida, fotos, vídeos, contatos, grupos e conversas. 



1 - Desative o aviso de mensagem lida


Esse recurso serve de modo especial se você não quiser ou não puder responder uma mensagem assim que terminou de ler. Para quem te enviou, parecerá que você não leu ainda, não teve tempo ou está sem internet. 

Uma forma simples é ativar o Modo Avião e ler as mensagens, ou ler com o WiFi ou rede da operadora desativados, pois sem conexão o aplicativo não vai "avisar" ao remetente que você leu a mensagem. Mas você pode fazer isso sem precisar ficar toda hora se desconectando, seguindo os passos a seguir:

Acesse os três pontos no topo à direita para acessar o menu no app..


4-recursos-do-whatsapp-que-voce-deve




Toque na opção Configurações...


4-recursos-do-whatsapp-que-voce-deve


Em seguida, escolha a opção Conta, onde você terá acesso às configurações da sua conta no aplicativo...


4-recursos-do-whatsapp-que-voce-deve


Finalmente selecione Privacidade dentre as opções de sua conta, para personalizar sua "intimidade" dentro do app, escolhendo o que ficará exposto ou não...


4-recursos-do-whatsapp-que-voce-deve


Note rolando para baixo a opção Confirmações de leitura.

Desmarcando a caixa de seleção em destaque na imagem, quando você ler uma mensagem recebida, não aparecerá para quem te enviou a coloração azul nos "vistos vV"


4-recursos-do-whatsapp-que-voce-deve


Abaixo você vê a observação de que você também não verá a confirmação de leitura de outras pessoas. A desvantagem é essa.

Rolando para cima você vê outra opção que é desativar o recurso Visto por último, caso interesse não mostrar para seus contatos quando foi a última vez que você acessou o aplicativo. Também com a observação de que você também não verá quando seus contatos acessaram pela última vez.


2 - Silencie contatos ou grupos


Outro recurso que você deve conhecer e precisar muitas vezes é silenciar contatos ou grupos. Se algum contato ou grupo seu está atrapalhando, numa hora em que você precisa dar atenção a uma pessoa numa emergência, por exemplo, você pode silenciá-lo, de modo que não irá receber notificações dele durante um tempo.

Para ativar o recurso, abra o contato ou grupo como se fosse enviar mensagem, porém acesse o menu tocando os três pontos no topo à direita...


4-recursos-do-whatsapp-que-voce-deve
7-Acesso ao menu do contato/grupo

A opção Silenciar deverá estar na lista. Caso não esteja, selecione a primeira opção, Ver Contato:


4-recursos-do-whatsapp-que-voce-deve
8-Opção Silenciar
Caso já tenha direto a opção Silenciar direto, aparecerá a seguinte tela com as opções de tempo, onde você pode escolher 8 horas, 1 semana e até 1 ano, além de desmarcar a caixa de seleção para não exibir notificações.


4-recursos-do-whatsapp-que-voce-deve
9-Opções de Silenciar
Se no seu caso tiver de selecionar Ver Contato, aparecerá a tela da imagem abaixo, onde a primeira opção será Silenciar. Quando você tocar no ativador ao lado (círculo verde na imagem), aparecerá as opções de tempo como na imagem acima. Quando quiser desativar, "deixar falar" de novo, basta repetir o procedimento, desativando no círculo que deverá ficar cinza, como na imagem 11:


4-recursos-do-whatsapp-que-voce-deve
10-Opção Ver Contato


4-recursos-do-whatsapp-que-voce-deve
11-Silenciar desativado



3 - Desative o download automático de fotos e vídeos e economize dados em chamadas


Este recurso é essencial para economizar seus dados da rede da operadora do seu smartphone. Sobretudo vídeos "comem" muitos megabytes de seu pacote de dados. Se o download for automático, irá gastar com conteúdo que você nem se interesse. O recurso deve estar desativado por padrão. Porém, no caso de estar ativo, siga esses passos simples para acertar:

Acesse as Configurações do aplicativo pelo menu, que é aberto tocando nos três pontos no topo à direita:


4-recursos-do-whatsapp-que-voce-deve


Em seguida selecione Uso de dados entre as opções de Configurações:


4-recursos-do-whatsapp-que-voce-deve


Você verá na tela as opções de usar o download automático quando utilizar rede dados, ou seja, o pacote de dados da sua operadora de celular; quando conectado ao wifi e Em roaming (receber dados por redes de celulares que não pertencem à sua operadora, serviço que é cobrado com taxas extras e que deve estar disponível no seu plano de telefonia). Há também por último uma recurso muito útil, Reduzir uso de dados, que reduz o volume de dados em chamadas pelo aplicativo mediante redução da qualidade de som, o que melhora a compactação de dados.


4-recursos-do-whatsapp-que-voce-deve


Tanto a opção Quando utilizar a rede dados quanto Quando conectado ao wifi e Em roaming apresentam as mesmas caixas de seleção: Fotos, Áudio, Vídeos e Documentos. Desmarque tudo se não quiser que o download destas mídias seja feita automaticamente ao abrir uma conversa. Desta forma, só irá baixar o que você selecionar.


4-recursos-do-whatsapp-que-voce-deve


Para reduzir o uso de dados, a última opção, basta marcar a caixa de seleção, economizando dados em suas ligações.


4 - Faça download automático de suas conversas


Por fim, nada mais útil e em muitos casos esquecido que fazer cópias de segurança. Fazer backup é um procedimento muito tranquilo, já que pode ser programado para ser feito automaticamente pelo aplicativo. Não há a necessidade de criar a rotina de fazer o procedimento periodicamente, correndo o risco de esquecer e vir a perder dados numa fatalidade ou imprevisto.

No Whatsapp você pode programar backups automáticos que são feitos através do Google Drive

Acessando a opção Configurações (como já mostrado no recurso 3), selecione a opção Conversas:


4-recursos-do-whatsapp-que-voce-deve


Você verá na tela seguinte, entre outras opções, Backup de conversas


4-recursos-do-whatsapp-que-voce-deve


Selecione as diversas opções como de quanto em quanto tempo será feito o backup, se será feito por rede de dados e Wifi ou Wifi (recomendo esta última, opção padrão) e a opção Incluir Vídeos, caso interesse.


4-recursos-do-whatsapp-que-voce-deve

Confira as opções de tempo em que o backup será realizado automaticamente abaixo:


4-recursos-do-whatsapp-que-voce-deve