3 de jun de 2019

Empurre textos para o seu Kindle!

Seu computador está cheio de arquivos de textos? Quer jogar tudo para o seu Kindle sem complicações? 
Com o app Push to Kindle você "empurra" seus textos para ler no Kindle.

Porque mandar para Kindle se posso ler no computador mesmo?


Você pode estar se perguntando isso. 

Se você ainda não sabe que a tela de seu computador é muito diferente que a tela de um Kindle, ou de uma folha de papel, clique aqui e entenda a razão. Depois você pode continuar aqui neste tutorial. Você vai se surpreender!

Empurrar para o Kindle? Como assim?


O nome do app ou plug-in é Push to Kindle ("push" costuma causar confusão porque lembra puxar na nossa língua, mas quer dizer o contrário). Teve um comercial de TV, de curso de inglês, que brincava com essa confusão.

O push to kindle é um tipo de aplicativo chamado plug-in, que funciona junto com o navegador de internet ou “plugado”, conectado com o navegador (como o Chrome, Firefox, Internet Explorer, Opera, Safari)

O que este plug-in faz é capturar o texto que você está lendo numa página da internet. Captura e manda para o seu Kindle. Você só indica o seu e-mail do Kindle (que é para onde envia) e de qual e-mail você vai enviar. E também tem um recurso extra que vem “de bônus”...



Como eu sei qual é o meu e-mail do Kindle?


O e-mail do Kindle é o que está cadastrado na sua conta na Amazon, após registrar seu aparelho. É o e-mail @kindle.com. 


Entre na sua conta, vá na opção Gerenciador de conteúdo e dispositivos


empurre-textos-para-kindle


Selecione a aba Configurações e clique na seta à direita de configurações de documentos pessoais. 


empurre-textos-para-kindle


Ali está seu e-mail do Kindle e é onde você adiciona o seu e-mail pessoal para poder enviar através dele, na opção e-mails autorizados.


empurre-textos-para-kindle


















Role um pouco mais a página. Onde está Lista de e-mails aprovados para o envio de documentos pessoais, é onde você coloca, se ainda não colocou, o seu e-mail pessoal. Pode colocar quantos quiser.


empurre-textos-para-kindle












Você vai precisar de um e-mail da sua lista de aprovados para enviar textos usando o Push to Kindle.

Instale o Push to Kindle


Para instalar o plug-in, pesquise pelo nome push to kindle e abra no resultado da busca, de acordo com o navegador, o link correspondente (Chrome ou Firefox) e adicione ou “plugue”. 


empurre-textos-para-kindle


O ícone do aplicativo aparecerá no topo à direita e basta você clicar nele, quando estiver aberto no seu navegador um texto de algum site, que você queira passar para ler no seu Kindle.


empurre-textos-para-kindle


















Como exemplo, cliquei no ícone do aplicativo no navegador Chrome, com o artigo Como converter e enviar arquivos de texto para o Kindle com o Calibre:


empurre-textos-para-kindle

Onde está indicado pela seta você troca para @kindle.com.

O primeiro campo, Send to, você coloca o e-mail que está cadastrado na sua conta da Amazon - o @kindle.com (mude para essa opção); e mais abaixo, Send from, o seu e-mail pessoal, aquele que você autorizou para enviar lá nas configurações do seu cadastro.


empurre-textos-para-kindle

Clique no botão azul Send! para enviar para o seu Kindle.

O recurso extra que vem de bônus é a opção pastepad que fica acima do Preview do texto, que é para o caso do programa não conseguir capturar o texto, você ter a alternativa de selecionar, copiar e colar. 



empurre-textos-para-kindle


Quando você clica em pastepad, abre numa outra aba um editor simples de texto, para você colar, formatar o texto se quiser, e tem três botões abaixo: 

  • Push to Kindle (enviar); 
  • Create PDF que é para transformar o texto que você colar num arquivo PDF;
  • Create EPUB, se quiser transformar neste formato;
empurre-textos-para-kindle


Agora é só conferir no seu leitor eletrônico (Kindle), conectando no wi-fi, se não estiver conectado ainda, e aguardar receber o texto.


Acompanhe o passo a passo em vídeo:




Entendeu como "empurrar" textos para o seu Kindle? Ficou alguma dúvida?

Use o campo de comentários. O espaço é seu. Será um prazer respondê-lo.

Ainda não tem um Kindle, gostaria de adquirir um da última geração ou para dar de presente? Clique na imagem abaixo e conheça o modelo mais recente:

Nenhum comentário: