25 de jun de 2019

Padrão de tomadas: a polêmica, os fatos e na prática

Governo quer acabar com as tomadas de três pinos obrigatória. 
Começa a polêmica. 
Mas quais são os fatos? Como acontece na prática?

padrao-tomadas-polemica-pratica
Imagem de MoteOo por Pixabay


A polêmica


Guilherme Tolstoy, diretor técnico da ABNT, chama “retrocesso”: - E as construções feitas com o novo padrão? E os fabricantes? O padrão brasileiro foi um avanço, trouxe mais segurança, etc.

Carlos Alexandre Jorge da Costa, secretário da Secretaria Especia de  Produtividade, Emprego e Competitividade, disse que a sociedade brasileira com toda legitimidade rejeitou a tomada de três pinos. E a medida seria necessária diante do quadro econômico atual…



Photo by Brian Patrick Tagalog on Unsplash


Muitos defendem, estão com o Guilherme; outros atacam junto com o Carlos. Enquanto isso, o que acontece de fato?



Os fatos


Já em 2011, quando a tomada de 3 pinos foi declarada obrigatória, 857 pessoas precisaram de atendimento no SUS. Haviam sofrido choque elétrico.

Em 2017 o aumento das ocorrências de choque foi de 50%, ou seja, em seis anos.

Gastos de bilhões nas trocas em residências, prédios comerciais… e a segurança não aumentou, esse que era o grande motivo da mudança.



Na prática


Para você que lida com manutenção de computadores ou suporte de TI, deve ter passado poucas e boas (ou ainda passa). Foi “osso” muitas vezes, não foi? Aquela confusão de tomadas que não encaixam, ter de adaptar, a adaptação não dá contato…

Na hora de instalar computador novo, numa sala com as tomadas antigas? Ou arrumava adaptador ou trocava a tomada das paredes. E as tomadas do novo padrão saem mais caras. 


E quando a adaptação não dá bom contato, desliga o equipamento toda hora, corrompe o sistema. Acaba acontecendo o problema de outro artigo que você encontra aqui: Como recuperar o Windows que não inicial.
padrao-tomadas-polemica-pratica

Photo by Steve Johnson on Unsplash

E na hora da mudança? No mínimo tem de fazer um estoque de adaptadores, senão quiser renovar estabilizadores, réguas ou filtros de linha, cabos de energia…

Na prática você bate com o problema da falta de aterramento também. Quem se lembra do velho “macete”, não recomendado por eletricistas, de ligar o terra com o neutro? Ou simplesmente tira o terra fora. O novo tem 3 pinos, mas dificilmente você encontra casa ou prédio com aterramento...



Ligando as tomadas


A polêmica está aí. Seja por política, por interesse econômico ou nenhum dos dois, como vai terminar?

A questão é, no fim das contas, quando você precisar ligar computador, notebook, o carregador do seu celular, a tomada vai encaixar? Vai ligar, ou vai continuar precisando adaptar?

Nenhum comentário: