12 de ago. de 2019

3 boas práticas no Instagram

Boas práticas são bem conhecidas pela turma de programadores, ou pelo menos devem ser. (Se você é um, confira a série Java CRUD)

As boas práticas estão lá para "pôr ordem na casa", para o povo se comunicar melhor, facilitar a troca de informações, enfim, organizar e facilitar o trabalho. 


Para você que usa o Instagram e está se sentindo algo vai mal ou fora de controle, pode adotar boas práticas e curtir uma melhor experiência da rede social.


Uso de rede social
Photo by Katka Pavlickova on Unsplash
A ideia aqui é orientar quem sente a necessidade de direção para usar o Instagram, de forma simples e objetiva.

Veja também: Informática da morte: 69% votaram sim e adolescente deu fim à própria vida

As boas práticas só exigem de você uma decisão firme. Não são fórmulas "mágicas", apenas 3 métodos que ajudam se você seguir com persistência.


1. Adotar um horário para acessar;


Por mais que pareça uma coisa chata, que lembra compromisso marcado mas não desejado, é assim que você começa a assumir o comando da coisa.

Ter hora certa faz você aproveitar mais e melhor, porque concentra a atenção ao invés de dispersar acessando durante o dia a qualquer hora. Indico pela minha experiência e de gente que sigo por lá mesmo, como o Ícaro de Carvalho.

E se o seu caso é de ansiedade e tem dificuldade de controlar a curiosidade, a sua decisão firme pode ser no sentido de escolher um horário o mais tarde possível.


Superinteressante veio com uma notícia: o Instagram seria a rede social mais nociva à saúde mental, prejudicando o sono e autoimagem. E baseado em pesquisa de instituição de saúde pública do Reino Unido.

Rossandro Klinjey fala sobre problemas psicológicos causados pelo uso, ou melhor, abuso de redes sociais. As palestras dele podem te ajudar também.


2. Saber o que quer;


Isso faz a diferença, depois que você escolheu a hora. Se quiser curtir para valer a rede social, saber o que você quer é ouro. Reforça ainda mais a sensação de controle da situação.

Você já percebeu o quanto é fácil se distrair por lá, certo? E muitas vezes já entrou para ver uma coisa mas acabou desviando, pois uma publicação chamou muito sua atenção. 

É como quem vai no mercado comprar açúcar e acaba comprando de tudo, menos o bendito açúcar!

Como inspiração, lembre da frase do Steve Jobs: foco é dizer não.


3. Entrar em perfis do Instagram ao invés do Instagram;


Para completar, uma vez que você sabe o que quer, buscar onde você sabe que vai encontrar

Veja a comparação, por exemplo, entre quem assiste à televisão e quem assiste a um programa da televisão. Quem vê televisão vê o que estiver passando. Liga para passar tempo, passeando pelos canais.

A diferença é que na televisão, a novela tem horário certo, enquanto o conteúdo do Instagram está lá o tempo todo e você escolhe o que, quando e onde ver.

Este onde ver é importante, pois as opções são muitas. Se você quer se divertir, tem de perfis de sobra; se quer se informar, tem perfis de sobra; se quer ajuda em algum assunto, também tem de sobra. 

E aí? Qual vai ser? Aquele perfil ou aqueles que você já experimentou e viu a qualidade. Um, dois ou três que você já sabe que vai sempre encontrar coisa boa lá.

Nenhum comentário: