22 de fev. de 2021

MEU GRAVADOR DE DVD PEGOU FOGO!

Um alerta de um "causo" que me assustou enquanto eu usava meu computador, com o gravador de DVD conectado mas sem uso.



MEU GRAVADOR DE DVD PEGOU FOGO!

Meu gravador de DVD que eu não usava faz muito tempo pegou fogo! Tome cuidado com o gravador de DVD esquecido no seu computador!


Este vídeo é só um alerta. O que aconteceu não é muito comum mas é bom se prevenir para não levar um susto ou mesmo prevenir um possível incêndio.


Fica de alerta então para você que já esqueceu do gravador de DVD aí no seu computador, pois agora usa Pendrive, HD externo ou mesmo grava seus arquivos na nuvem, como eu recomendo que você faça cópia e mostro 3 formas de fazer isso:


Veja também:

Um mega espaço para seus arquivos

A importância do backup

Como ter seus arquivos sempre disponíveis e seguros


Também recomendo muito um HD Externo e você encontra também aqui abaixo na descrição um link de uma boa opção para ter seus arquivos guardados numa cópia extra (pelo menos 3 cópias é o ideal para evitar surpresas desagradáveis).


O gravador que eu usava era um Sony Optiatic Inc. AD-7240S, fabricado em 2010.


Eu estava assistindo a um vídeo quando de repente vi um clarão forte dentro do gabinete (gabinete, não CPU, OK?), sei que muita gente chama o gabinete ou torre de “CPU”, porém é uma informação errada que “pegou”. 


Enfim, quando vi o clarão fiquei “perplecto” como dizia o prof. Gilmar. O curioso é que o computador continuava funcionando normalmente, rolando o vídeo… desliguei na hora, é claro. 


Quando fui ver o gravador de DVD estava parecendo um carvão, na parte onde fica a conexão de energia e dados SATA.


Só encontrei casos parecidos em fórums americanos, com algumas explicações, por exemplo, da má qualidade do conector de energia SATA, pelo fato dos condutores ficarem muito próximos, favorecendo dar curto.


Tem o detalhe também que o meu gravador já não estava funcionando bem, inclusive na parte de energia. Muitas vezes ele “morria” após ligar o computador e só voltava quando você reiniciava ou se desligasse e ligasse o cabo de energia.


Seja lá qual foi o motivo, fica o alerta para você que tem o seu gravador aí no seu PC,só de enfeite pois você já não usa mais para gravar nem para assistir DVD. Melhor deixar ele desligado por precaução.


Nenhum comentário: